top of page

7 maneiras de manter um ecossistema intestinal saudável

Atualizado: 15 de set. de 2023



Saúde intestinal e sistema imunológico

O microbioma intestinal humano abriga um ecossistema enorme e complexo. Este ecossistema é composto por mais de 1.000 microrganismos como bactérias, fungos e vírus que podem ter um impacto significativo no metabolismo, no peso e, acima de tudo, na saúde do cérebro e do sistema imunitário.


Por isso é importante fazer todo o possível para preservar este ecossistema intestinal. A boa notícia é que há muitas coisas simples que você pode fazer para conseguir isso. Continue lendo para todos os detalhes.


Que porcentagem do sistema imunológico reside no intestino?

Você sabia que aproximadamente 70% do sistema imunológico reside no intestino?

Muitas das células do seu sistema imunológico estão alojadas lá, elas tem ralação simbiótica direta com a parede intestinal e sua microbiota, e tudo o que você come tem efeito sobre elas. Estas células imunitárias também são afetadas pela diversidade e composição do intestino.


A diversidade do microbioma intestinal

A diversidade microbiana consiste no número de diferentes espécies encontradas no ecossistema intestinal. Estudos demonstraram que esta diversidade pode tornar o intestino mais adaptável e resiliente, enquanto a falta de diversidade tem sido associada a vários problemas de saúde.


Por exemplo, um peso pouco saudável ou uma dieta inadequada podem levar à falta de diversidade intestinal (Disbiose), a uma resposta imunitária anormal e à inflamação. Esta inflamação neutraliza diretamente o equilíbrio do microbioma intestinal, danar a permeabilidade seletiva da parede intestinal a que pode afetar negativamente a resposta do sistema imunológico à infecção.


Mas se não, um microbioma intestinal diversificado e saudável (e um sistema imunitário equilibrado) pode ser mantido através da melhoria da dieta e do estilo de vida.


Restaurando a saúde intestinal

Restaurar a saúde intestinal vai além de prestar atenção à saúde física e à dieta alimentar. Seu ambiente e sua saúde mental também desempenham um papel importante na manutenção da saúde intestinal. Aqui estão seis coisas que você pode fazer para melhorar a saúde do seu intestino:


1. Passe algum tempo na natureza


A Mãe Natureza não só enche os nossos corações e olhos com a sua beleza, como também a investigação demonstrou que passar tempo ao ar livre pode influenciar positivamente o seu ecossistema intestinal e apoiar o seu sistema imunitário.


2. Inclua mais alimentos com fibras na sua dieta


Você sabia que a fibra alimentar regula a composição do microbioma intestinal?

Adicionar mais fibra às suas refeições é altamente benéfico para manter um intestino saudável. Inclua alimentos como lentilhas, feijão preto, ervilhas, macarrão de trigo integral, aveia, framboesa, pera e brócolis.


3. Tome probióticos e prebióticos


Tanto os probióticos quanto os prebióticos ajudam a manter as bactérias intestinais saudáveis. Os prebióticos são fibras vegetais especializadas e os probióticos contêm cepas de bactérias.

Os probióticos são encontrados em alimentos como iogurte, leite cru, queijo cru, sopa de missô, kombuchá, picles e chucrute e outros.


Eles ​​que promovem o crescimento da flora intestinal benéfica em seus intestinos, bem como para otimizar o crescimento de probióticos saudáveis. São necessários para apoiar a saúde do seu intestino e manter o equilíbrio do eixo Intestino - Microbiota - Cérebro, assim como o Sistema Imunológico equilibrado.


4. Coma vegetais


Concentre-se em vegetais para se manter saudável!

Os polifenóis são compostos vegetais que contribuem para a saúde intestinal. Uma dieta que inclua uma boa quantidade de vegetais estimula o microbioma intestinal e o sistema imunológico.

Alcachofra, cebola roxa, espinafre, radicchio vermelho e verde são alguns dos vegetais saudáveis ​​que você pode adicionar à sua dieta.


5. Controle seu estresse


O estresse também pode influenciar a saúde intestinal. Isso pode nos levar a fazer escolhas alimentares pouco saudáveis ​​e afetar negativamente a saúde metabólica. Além disso, o estresse e a depressão podem alterar a composição do ecossistema intestinal através dos hormônios do estresse e da inflamação, além de desequilibrar diretamente as funções das células imunes, podendo provocar hiperatividade imune (Alergias, intolerância alimentar e fenómenos autoimunes) e hipoatividade ou imunodepressão (infecções por vírus, bactérias, fungos, parasitas e células transformadas).


6. Pratique exercício físico regularmente.


O exercício físico foi associado com uma microbiota intestinal mais saudável. Isso inclui maior abundância nas espécies bacterianas, maior diversidade na microbiota, maior produção de metabólitos, melhora na função da barreira intestinal e melhora na imunidade da mucosa intestinal.

Em geral, efeitos positivos têm sido relatados, principalmente para melhorar a saúde do cólon, aumentando a diversidade da microbiota e o equilíbrio entre as comunidades bacterianas benéficas e patogênicas. Estudos recentes concluíram que o exercício de fato produziu um efeito positivo na microbiota.


7. Apoia o sistema digestivo e o sistema imunológico com a melhor suplementação.


A vida moderna nos leva cada vez mais a consumir alimentos rápidos, industrializados, cheios de gorduras trans, aditivos químicos, corantes e aromatizantes com capacidade de aumentar a toxicidade do nosso organismo, isso somado ao estresse psicoemocional, falta de sono reparador, hábitos ou estilo de vida tóxico e sedentário, entre outros fatores de risco, coloca-nos no caminho do desequilíbrio sistémico e da deficiência nutricional. Para tudo isto a suplementação é necessária.

Vitaminas, minerais, fitoterápicos, alimentos funcionais, nutracêuticos nos oferecem antioxidantes e nutrição celular contribuindo para o bom funcionamento das células, órgãos e sistemas.

O desenvolvimento da biotecnologia permitiu a criação de técnicas avançadas como a nanotecnologia que nos levou ao nascimento da ciência TRANSFERCÊUTICA, sendo a mais avançada do mundo para o equilíbrio do Sistema Imunológico de forma natural.


A 4Life Research patenteou o poll de moléculas de FT único nutracêutico capaz de transferir inteligência às células de defesa, ensinando-as a reconhecer, reagir e lembrar-se de todas as ameaças (vírus, bactérias, fungos, parasitas e células cancerígenas) e também passar comandos de equilíbrio para atacar os agressores e por outro lado, para proteger nossas próprias células do corpo.


A mistura de TF da 4Life com os melhores antioxidantes de nutracêuticos, vitaminas, minerais e fitonutrientes especiais aumenta o poder de eliminar o estresse oxidativo e a inflamação sistêmica crônica presente em quase todas as doenças.

FT da 4Life é a melhor forma de equilibrar a sua saúde.


Para saber mais contate-nos

Whatsapp: 51991937117


 
 
 

1 Comment


Maravilhosos ensinamentos! Gratidão!

Like
bottom of page