BENEFÍCIOS DO COLÁGENO TIPO I
- LOYALTY THERAPY
- 14 de set. de 2023
- 6 min de leitura

O que é colágeno?
O colágeno é uma proteína vital que seu corpo produz naturalmente. Cerca de 30% da proteína do seu corpo é colágeno e representa cerca de 6% do seu peso. O colágeno está presente na pele, cabelos, unhas, tecidos conjuntivos, ossos, músculos, tendões, ligamentos, cartilagens e até mesmo no revestimento intestinal.
A palavra colágeno é derivada do grego “kolla”, que significa “cola” e é considerada o principal mecanismo para manter o corpo unido. A estrutura do colágeno geralmente aparece como fibras, que são compostas por três longas cadeias polipeptídicas enroladas. Cada cadeia é composta por mais de 1.000 aminoácidos que são considerados os blocos de construção fundamentais da vida.
O que pode afetar os níveis de colágeno no corpo?
Uma série de pesquisas foi realizada para entender o que afeta os níveis de colágeno no corpo. E descobriu-se que os fatores que podem influenciar são tanto intrínsecos (coisas fora do nosso controlo) como extrínsecos (coisas que geralmente podemos controlar) e foi demonstrado que estes fatores diminuem a produção de colágeno e aceleram a sua degradação.
O processo natural de envelhecimento pode ser considerado um fator intrínseco, pois ao longo da vida ocorre um equilíbrio entre a produção de colágeno (síntese) e a degradação do colágeno (degradação). Durante os nossos primeiros anos de vida, a síntese de colágeno neutraliza a degradação, mas à medida que envelhecemos, esse equilíbrio pende a favor da degradação. Para muitas pessoas, os níveis de colágeno começam a diminuir a partir da terceira década de vida e isso se manifesta na forma de fibras mais duras e inflexíveis e varia de pessoa para pessoa de acordo com sua genética e também com o estilo de vida que levam.
A exposição ao meio ambiente é um exemplo de fator extrínseco, sendo a exposição solar considerada uma das mais prejudiciais. A pele é o principal alvo da radiação UV, que pode acelerar o processo de envelhecimento. A exposição excessiva aos raios UV faz com que os radicais livres se acumulem nas células da pele e na matriz extracelular, o que pode levar a danos celulares (mais conhecidos como stress oxidativo ). Os danos acumulados podem impedir o funcionamento normal das estruturas subjacentes, como o colágeno, e causar alterações na aparência da pele (por exemplo, linhas finas e rugas). 1
Os maus hábitos alimentares também são outro fator extrínseco que afeta os níveis de colágeno. Dietas ricas em açúcar, hidratos de carbono refinados, álcool ou carnes processadas podem ativar negativamente o sistema imunitário e promover inflamação a um nível mais baixo, o que é prejudicial para todos os tecidos do corpo. O açúcar também promove a reticulação das fibras de colágeno, tornando-as menos flexíveis e dificultando seu processo natural de reparação.
Tipos e fontes de colágeno

Os cientistas identificaram pelo menos 16 tipos diferentes de colágeno, sendo as formas mais comuns os tipos I, II, III, V e uma enrolada.
Cada tipo de colágeno suporta diferentes funções corporais e geralmente vem de fontes variadas. O colágeno tipo I, por exemplo, representa até 90% do colágeno do corpo e é encontrado principalmente na pele.
As proteínas de colágeno são encontradas em mamíferos vivos. No caso dos suplementos dietéticos, eles vêm principalmente de vacas, porcos, frangos e peixes. Quando consumidas em sua forma natural, as proteínas de colágeno são difíceis de digerir e distribuir no corpo.
Um processo chamado desnaturação pode melhorar a digestabilidade das proteínas. Este processo envolve o uso de um agente desnaturam-te, como o calor, um produto químico ou a ação de uma enzima para enfraquecer ou quebrar as ligações das moléculas de proteína, o que altera a estrutura da proteína, tornando-a mais acessível às enzimas responsáveis pela quebra. a proteína em suas partes integrantes para que possa ser digerida (este processo é chamado de hidrólise).
E o resultado final são aminoácidos menores de cadeia curta, também conhecidos como colágeno hidrolisado, que inclui uma quantidade abundante de glicina, prolina e hidroxiprolina. O colágeno hidrolisado é melhor absorvido e transportado com mais eficiência por todo o corpo.
Benefícios do colágeno tipo I dos peixes
Existem diferentes tipos de colágeno e podem vir de várias fontes, mas que tipo é melhor para você e qual é a melhor fonte?
Olhando a tabela abaixo, a resposta depende muito do resultado que você procura. Para pessoas que procuram suporte para pele, cabelo, unhas e músculos, o colágeno tipo I é a forma de colágeno que melhor atende às suas necessidades.

Para compreender a melhor fonte de colágeno tipo I, consideramos a literatura científica e nossos próprios estudos publicados e não publicados.2 Nos estudos da 4Life, as diversas fontes de colágeno tipo I apresentam apenas diferenças subtis em termos de composição de aminoácidos e distribuição de tamanho molecular. É a vasta infinidade de publicações independentes ou de terceiros feitas sobre pele, cabelos e unhas que realmente diferencia as fontes de colágeno. Embora existam muitos estudos de diversas fontes demonstrando os benefícios do colágeno tipo I, quando analisado mais de perto, a literatura sugere que o colágeno de peixes tem pesquisas mais fortes que o apoiam do que o colágeno de mamíferos (vacas, porcos, galinhas).
Experimentos pré-clínicos que estudam os efeitos do consumo de colágeno sugerem que ele pode estimular a síntese e mitigar os danos à pele causados pela radiação UV. Numerosos estudos clínicos foram realizados para validar se estes efeitos poderiam refletir-se em melhorias visíveis ou relacionadas com a idade, ou seja, firmeza e elasticidade da pele, redução de linhas finas e rugas e tom de pele.
Em um estudo duplo-cego, controlado por placebo, com 95 mulheres de meia-idade que tomaram 2,5 gramas de colágeno diariamente, foi observada uma melhora significativa na firmeza da pele após 8 semanas, nas rugas periorais (acima dos lábios) após 12 semanas e na homogeneidade e luminosidade da pele após 8 semanas.3 Num estudo semelhante com 60 mulheres adultas que consumiram 5 gramas de colágeno por dia, foram observadas melhorias significativas nas rugas periorbitais (pés de galinha) após 8 semanas e na fraqueza da pele facial após 4 semanas.4
Estudos adicionais demonstraram os benefícios do colágeno tipo I para a saúde do cabelo, das unhas e dos músculos/articulares. Num estudo de 16 semanas com 44 mulheres saudáveis, foi observado um aumento significativo na proliferação do folículo capilar, bem como no volume do cabelo.5 Um estudo pré-clínico de nove meses também demonstrou melhora na cor, brilho e volume do cabelo.6 Num estudo clínico aberto com 24 participantes que tomaram 2,5 gramas de colágeno, foi demonstrado um aumento no crescimento das unhas, bem como uma diminuição nas unhas quebradiças.7 Um estudo duplo-cego, controlado por placebo, com 147 atletas que tomaram 10 gramas de colágeno diariamente durante 24 semanas demonstrou uma redução no desconforto articular ao descansar, caminhar, ficar em pé ou fazer exercícios.8

O resultado final
Tomar um suplemento de colágeno tipo I hidrolisado de peixe pode proporcionar inúmeros benefícios, incluindo suporte para pele, cabelo, unhas e músculos/articulações.
Confira nosso produto 4Life Transfer Factor Collagen Type I : que oferece 5 gramas de colágeno tipo I de peixe e outros ingredientes para ajudar a restaurar os níveis saudáveis de colágeno no corpo, melhorar a umidade e elasticidade da pele, apoiar os músculos e oferecer suporte antioxidante. Plus contém a Fórmula Tri-Factor 4Life Transfer Factor para ajudar seu sistema imunológico a reconhecer, responder e lembrar possíveis ameaças à saúde.*
Escrito por: David Vollmer, PhD, Diretor Científico
Referências** 1. Pugliese Fisiologia da pele II. Corporação Editora Fascinada; 2001. pág. 109-137. 2. Vollmer, West, Lephart, Melhorando a saúde da pele: por administração oral de compostos naturais e minerais com implicações para o microbioma dérmico. Int. J. Mol. Sci. 2018, 19, 3059. 3. Innovations in Food Technology, agosto de 2017. 4. Duteil, Roussel, Bruno-Bonnet, Lacour Efeito de baixas doses de peptídeos de colágeno de peixe tipo I combinados ou não com silício sobre sinais de envelhecimento da pele em mulheres maduras , Parafuso prisioneiro do caso de JOJ. 2018; 6(4): 555692. 5. Oesser A ingestão oral de Peptídeos Bioativos de Colágeno específicos tem efeito positivo na espessura do cabelo Nutrafoods (2020) 1:134-138. 6. Wang, Wang, Wang, Xu, He, Li, Ma (2017) Melhoria da condição da pele pela administração oral de hidrolisados de colágeno em camundongos com idade cronológica. J Sci Food Agric, 97(9), 2721-2726. 7. Hessel, Zague, Schunck, Siega, Camozzato, Oesser, (2017) A suplementação oral com peptídeos de colágeno bioativos específicos melhora o crescimento das unhas e reduz os sintomas de unhas quebradiças. J Cosmet Dermatol, 16(4), 520-526. 8. Clark, Sebastianelli, Flechsenhar, Aukermann, Meza, Millard, Albert Estudo de 24 semanas sobre o uso de hidrolisado de colágeno como suplemento dietético em atletas com dores articulares relacionadas a atividades. Curr Med Res Opin, 24(5), 1485-1496 2008.
*Estas declarações não foram avaliadas pela Food and Drug Administration (FDA). Estes produtos não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. **Os links externos fornecidos nas postagens do blog da 4Life são estritamente uma cortesia para os leitores do blog que possam estar interessados em tais links. A 4Life não endossa estes sites nem garante a exatidão de qualquer informação encontrada nesses sites externos.
댓글