top of page

Como retardar os efeitos do envelhecimento na pele


A sua pele é fascinante porque é o espelho de vários dos seus atributos físicos mais particulares e desempenha muitas funções para manter o seu corpo a funcionar de forma ideal. Infelizmente, a pele costuma ser a área do corpo onde aparecem os primeiros sinais de deterioração. Linhas finas, rugas e flacidez da pele são sinais clássicos do processo de envelhecimento. O bom disso é que existem maneiras de retardar os efeitos do envelhecimento na pele. Continue lendo para saber mais sobre a saúde e o envelhecimento da pele e como mantê-la com aparência jovem e vibrante.


Dois tipos de envelhecimento da pele

Sua pele experimenta dois tipos de envelhecimento – intrínseco e extrínseco. A genética e os hormônios são fatores que influenciam o envelhecimento intrínseco, enquanto o envelhecimento extrínseco é causado por fatores ambientais, como os raios ultravioleta do sol e fatores poluentes.


Envelhecimento intrínseco


O envelhecimento intrínseco é responsável por mudanças corporais que ocorrem ao longo do tempo como resultado da genética, ou seja, do conjunto de instruções nos genes que as células usam para realizar suas diversas funções. Uma parte normal do processo de envelhecimento é o declínio gradual da função da pele, resultando em mudanças visíveis na aparência da pele.


Estudos de pesquisa sugerem que apenas alguns fatores do envelhecimento da pele estão associados à genética, incluindo:1

  • Adelgaçamento das camadas superior (epiderme) e intermediária (derme) da pele .

  • Perda de sensibilidade.

  • Maior ressecamento e redução da função barreira da pele.

A espessura da pele é afetada por alterações nas proteínas conhecidas como colágeno e elastina, encontradas na camada dérmica da pele. Estas proteínas dão estrutura à pele e com o passar dos anos as fibras de colágeno e elastina começam a perder a sua estrutura, fazendo com que a pele fique menos firme e elástica.2 O corpo também produz menos colágeno e elastina à medida que envelhece. Estudos sugerem que a produção de colágeno diminui cerca de 1% a cada ano na segunda e terceira décadas de vida.3 Esses fatores contribuem para o aparecimento de rugas e flacidez da pele ao longo dos anos.

À medida que envelhecemos, o número de terminações nervosas na pele diminui, o que reduz a sensibilidade à dor, temperatura e pressão. A produção de hormônios sexuais diminui com a idade e também pode afetar a sensibilidade da pele.1


A regeneração celular também diminui com a idade, o que significa que leva mais tempo para o corpo se livrar das células velhas e gerar novas. O acúmulo de células mortas e velhas na superfície da pele pode interferir na função de barreira e causar ressecamento.1 Aproximadamente aos 30 anos, menos umidade é transferida da derme para a epiderme e para as células adiposas encontradas na hipoderme. As células da epiderme e as células de gordura começam a encolher, fazendo com que a pele pareça opaca e fina.2


Não há muito que você possa fazer para impedir o envelhecimento intrínseco, pois é genético. No entanto, existem passos que você pode tomar para lidar com o processo natural de deterioração, e há muitas maneiras de influenciar o envelhecimento intrínseco – falaremos mais sobre esse assunto mais tarde!


Envelhecimento extrínseco


O envelhecimento extrínseco envolve mudanças corporais resultantes da exposição a fatores ambientais. A luz solar é a maior causa do envelhecimento da pele. A exposição excessiva à luz solar aumenta a produção de radicais livres nas células da pele, o que pode gerar estresse oxidativo , danos celulares e envelhecimento acelerado da pele. 2


Outros fatores ambientais que afetam o envelhecimento da pele incluem tabagismo, poluição do ar e dieta alimentar. Fumar provoca o encolhimento dos vasos sanguíneos da pele, reduzindo o fluxo sanguíneo e a transferência de oxigênio e nutrientes para a pele, e também pode diminuir a quantidade de umidade da pele, causando ressecamento e interferindo no nível de vitaminas que ela contém. Eles são necessários para neutralizar os radicais livres prejudiciais.2


Estudos sugerem que fatores poluentes podem induzir estresse oxidativo, reduzindo o nível de antioxidantes na pele.4 Da mesma forma, viver numa área poluída pode reduzir a hidratação da pele. No que diz respeito à alimentação, foi demonstrado que o consumo excessivo de gorduras, alimentos processados ​​e álcool tem um impacto negativo na função da pele e muitos cientistas acreditam que estes fatores aceleram o processo de envelhecimento da pele.5


Como retardar os efeitos do envelhecimento na pele?


O processo intrínseco de envelhecimento ocorre naturalmente e é difícil de alterar, mas é possível retardar o envelhecimento intrínseco minimizando a sua exposição a certos fatores ambientais. Aqui estão cinco maneiras de retardar os efeitos do envelhecimento na pele:

  1. Faça uma dieta bem balanceada e colorida .

  2. Beba muita água e limite o consumo de álcool.

  3. Não fume e evite o fumo passivo.

  4. Proteja-se do sol usando protetor solar e roupas de proteção solar.

  5. Minimiza a exposição a poluentes atmosféricos e outros poluentes ambientais.

Existem outras opções de estilo de vida que você pode optar para manter sua pele com aparência jovem e vibrante, incluindo:

  • Adote um regime regular de cuidados com a pele . Lave a pele regularmente com um limpador suave, aplique hidratante e não se esqueça do protetor solar.

  • Faça exames regulares de sua pele. Visite um dermatologista pelo menos uma vez por ano, começando aproximadamente aos 25 anos.

  • Exercite regularmente. O exercício moderado pode aumentar a circulação na pele, o que melhora o fornecimento de oxigênio e nutrientes. O exercício também pode estimular o sistema imunológico, o que ajuda a proteger a pele de invasores prejudiciais.6

  • Adicione suplementos de colágeno e vitaminas ao seu regime de cuidados com a pele. A partir dos 25 anos é recomendado o uso de suplementos tópicos e orais que contenham peptídeos de colágeno e vitaminas (antioxidantes).2 Os suplementos podem ajudar a restaurar os níveis de colágeno e vitaminas que são naturalmente esgotados com a idade e ainda mais reduzidos pela exposição a fatores ambientais.

O envelhecimento da pele é um processo complexo causado por fatores intrínsecos e extrínsecos. Os efeitos combinados de mecanismos geneticamente programados e fatores ambientais levam à diminuição da função da pele e a mudanças na aparência da pele ao longo do tempo. Felizmente, estudos sugerem que existem muitas maneiras de proteger contra o envelhecimento acelerado da pele. Ao colocar em prática as estratégias que discutimos acima, você poderá manter sua pele com aparência jovem e vibrante por muitos anos.


Referências**

1. https://www.mdpi.com/2218-273X/5/2/545/htm

2. https://www.rejuvaustralia.com.au/blog/collagen-production-decrease/

3. https://parjournal.net/article/view/3863

4. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6766865/ 5. https://www.ncbi.nlm.nih.gov /pmc/articles/PMC7146365/

6. https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-secrets/anti-aging/reduce-premature-aging-skin


 
 
 

Comentarios


bottom of page