top of page

O que é saúde metabólica?




O que você pensa quando ouve “saúde metabólica”?


Talvez você pense que se refere a ter um metabolismo saudável ou a se esforçar para atingir o peso ideal. Embora esses pontos sejam importantes, a saúde metabólica inclui outros fatores, como composição corporal, saúde do sistema imunológico e outras condições de saúde que você poderá enfrentar em alguns anos.


Na verdade, um estudo mostrou que apenas cerca de 12% dos americanos são metabolicamente saudáveis. 1

Ufa! Mas então, como saber se você tem uma boa saúde metabólica?

E há alguma maneira de melhorar isso?


Continue lendo e você descobrirá!


Existem vários fatores que podem influenciar a saúde metabólica. Se você não tiver boa saúde na maioria ou em todas as áreas listadas abaixo, poderá fazer parte do terço dos adultos que desenvolvem a síndrome metabólica 2 (um grupo de condições que podem criar mais riscos à saúde).


Portanto, é importante estar atento aos seguintes fatores:

  • Açúcar no sangue

  • Tamanho da cintura

  • Colesterol

  • Pressão arterial

  • Triglicerídeos

  • Composição do corpo


Açúcar elevado no sangue (glicose) A alimentação e a atividade física que escolhemos, a desidratação, certos medicamentos esteróides ou o uso inadequado de medicamentos, doenças, infecções, alterações hormonais e estresse podem afetar os níveis de açúcar no sangue. 3 Quando há excesso de açúcar na corrente sanguínea, o pâncreas começa a trabalhar mais do que o normal para produzir mais insulina para o corpo. Com o tempo, as células do corpo podem parar de responder e o açúcar no sangue pode continuar a aumentar, levando à resistência à insulina e a outros problemas de saúde. 4

  • O nível de glicose de uma pessoa saudável deve ser inferior a 100 mg/dL em jejum (sem comer) por pelo menos oito horas.

  • O nível de glicose de uma pessoa saudável deve ser inferior a 140 mg/dL duas horas depois de comer.

Tamanho da cintura prejudicial à saúde O tamanho da cintura pode ser outro indicador de riscos à saúde. Uma cintura mais larga costuma ser um reflexo do excesso de gordura ao redor dos órgãos. Para medir a cintura, comece pelo osso do quadril, depois enrole a fita métrica em volta do corpo, expire e anote a medida obtida.

  • A cintura de um homem deve medir cerca de 40 polegadas ou menos e a cintura de uma mulher deve medir cerca de 35 polegadas ou menos. 5 Clique aqui e você verá algumas dicas para reduzir a circunferência da cintura.

Colesterol ruim Muitas vezes pensamos que todos os tipos de colesterol são ruins, mas existe um tipo de colesterol que é importante para a saúde celular e metabólica. Os dois tipos de colesterol são: LDL (ruim) e HDL (bom). Ter um nível elevado de colesterol LDL está associado a certos riscos para a saúde, enquanto ter um nível saudável de HDL, idealmente acima de 60 mg/dL, é benéfico para a saúde. 6

  • O colesterol total deve estar abaixo de 200 mg/dL. Seu médico pode verificar seu nível de colesterol realizando exames de sangue.

Pressão alta A pressão alta, também conhecida como hipertensão, é outro sinal de que sua saúde metabólica está em mau estado. Levar um estilo de vida pouco saudável, como uma dieta pobre, exercícios esporádicos e um estilo de vida sedentário, pode causar aumento da pressão arterial ao longo dos anos. É importante visitar seu médico periodicamente para verificar sua pressão arterial.

  • Uma pressão arterial saudável deve ser inferior a 120/80 mmHg. 7 Aqui estão algumas dicas para prevenir a hipertensão.

Triglicerídeos elevados Os triglicerídeos são um tipo de lipídios gordurosos encontrados no sangue. Um alto nível de triglicerídeos pode levar ao endurecimento das paredes das artérias e, posteriormente, causar problemas cardíacos. 8 Existem maneiras simples de reduzir e controlar os triglicerídeos, como limitar o consumo de açúcar e alimentos processados.

  • Um simples exame de sangue pode determinar se o nível de triglicerídeos no sangue está em uma faixa saudável, ou seja, menos de 150 miligramas por decilitro (mg/dL) ou menos de 1,7 milimoles por litro (mmol/L).

Composição Corporal e Obesidade Uma composição corporal pobre significa que existe uma relação prejudicial entre massa muscular e gordura corporal. Estudos mostram evidências conclusivas de que a obesidade tem um impacto negativo na saúde do sistema imunológico. 9 Isso ocorre porque as células de gordura podem fazer com que seu corpo entre em estado de estresse e inflamação. As seguintes percentagens correspondem à gordura corporal saudável de acordo com os 10 anos :

  • Entre 20 e 39 anos: mulheres – 21% a 32%, homens – 8% a 19%

  • Entre 40 e 59 anos: mulheres – 23% a 33%, homens – 11% a 21%

  • Entre 60 e 79 anos: mulheres – 24% a 35%, homens – 13% a 24%


Saúde metabólica e sistema imunológico

Pesquisas nas últimas duas décadas mostraram que existe uma correlação entre a saúde metabólica e o sistema imunológico.

Esta pesquisa é conhecida como imunometabolismo. Um de seus principais focos é como as alterações metabólicas negativas podem afetar o sistema imunológico ao longo do tempo e resultar em estressores fisiológicos negativos. 11

Se essas mudanças podem ter um impacto negativo no seu sistema imunológico ao longo do tempo, imagine o impacto que fazer as escolhas certas poderia ter na sua saúde metabólica.

A 4Life está na vanguarda da investigação científica, facilitando formas de alcançar um estilo de vida mais saudável.


Melhore sua saúde metabólica


Conhecer seus fatores de risco e escolher um estilo de vida mais saudável pode ajudar a reduzir a chance de desenvolver síndrome metabólica e outros problemas de saúde, como obesidade.

Não sabe por onde começar? Aqui estão algumas dicas:

  1. Calcule seu IMC (índice de massa corporal). Isso ajudará você a saber se está com um peso saudável. Calcule seus resultados usando uma calculadora de IMC e se seu IMC estiver entre 18,5 e 24,9, você está dentro da faixa de peso saudável. 12

  2. Preste atenção à sua dieta! Coma alimentos ricos em fibras e pobres em gordura saturada, gordura trans, sódio e açúcar adicionado. 13

  3. Faça da atividade física um hábito diário. Um treino completo de 30 minutos é ideal quando você consegue. Mas nos dias em que não for possível, a atividade física pode ser tão simples quanto subir as escadas em vez do elevador ou caminhar pela vizinhança. ( Veja mais dicas sobre como incorporar atividades físicas diárias em sua vida.)

  4. Coma muitas frutas e vegetais. Quanto mais colorido, melhor! Frutas e vegetais são ótimos para energia, vitalidade e um impulso extra para o sistema imunológico.

  5. Durma o suficiente. Você precisa de mais de um alarme para acordar? Dormir o suficiente tem muito a ver com a saúde do coração. No site do CDC você encontra dicas para melhorar a qualidade do seu sono.

  6. Alcançar e manter uma composição corporal saudável. Os primeiros passos que você deve seguir são: Livrar-se do excesso de gordura corporal, desenvolver massa muscular magra e melhorar gradualmente seu estilo de vida diário.


Também pode encontrar este artigo no site da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (abevd)




 
 
 

Comentários


bottom of page